Entenda a importância de conhecer e falar novos idiomas para sua carreira

"Falar outros idiomas, além dos óbvios benefícios profissionais e da vantagem competitiva que representa para cada profissional, é a melhor alternativa para interagir plenamente com outras culturas, em um mundo globalizado e que exige cada vez mais que possamos interagir com pessoas de várias partes do mundo", diz Luis Simões, gerente de Marketing do Berlitz Brasil.



Luiz comenta que o inglês ainda é o idioma base que as empresas buscam em um candidato a uma vaga, seguido do espanhol. "Já no Berlitz predomina a busca de inglês, seguido do português para estrangeiros, espanhol, francês e os demais", conta. Porém há idiomas um pouco não usuais que são características importantíssimas para algumas empresas e até mesmo podem definir a contratação, ou não. O mandarim é um deles. Muitas empresas têm grande parte de seus profissionais os chineses e, na maioria das vezes, precisa que negócios sejam concretizados e isso pode exigir o conhecimento do idioma. Isso vale também para as outras línguas como alemão, italiano, etc.

Há pessoas que conseguem conciliar o aprendizado de mais de um idioma ao mesmo tempo, na maioria das vezes para ganhar tempo, porém nem sempre essa é a melhor opção. Luiz fala que "aprender mais de um idioma ao mesmo tempo é uma escolha pessoal e do perfil de aprendizado de cada um. Porém é recomendável que cada idioma seja aprendido a seu tempo para maximizar sua retenção, evitando comparações incessantes com outros idiomas em paralelo". Além de poder promover confusão entre as línguas, a pessoa pode não absorver o aprendizado dos idiomas por completo.

Uma pesquisa do Centro Público de Pesquisa em Saúde (CRP-Santé), de Luxemburgo, afirma que as pessoas que falam mais de dois idiomas apresentam menos risco de desenvolver problemas de memória. Luiz comenta sobre esse resultado. "Qualquer tipo de aprendizado claramente exercita a memória e a capacidade de reconhecer, adquirir e acumular informação. E isso, provavelmente, acaba por beneficiar a memória do indivíduo que estuda idiomas", reflete.

O ideal é procurar uma escola de idiomas de qualidade para o estudo e aprendizado. É preciso comprometimento do indivíduo, afinal o interesse é dele. "O aprendizado de um idioma requer dedicação por parte do aluno", diz. Luiz comenta sobre os benefícios de se entrar em uma aula de idiomas. "É importante que ele seja amparado por uma metodologia bem fundamentada, um material e mídias de qualidade e sempre atualizados, para que melhores resultados possam ser obtidos. Além disso, interagir com professor e colegas é fundamental para o bom uso do idioma. Ter outro indivíduo como espelho é muito importante para se assegurar se estamos sendo compreendidos plenamente ou não", afirma.

INOVA GESTÃO idiomas INSCRIÇÕES AQUI
Informações: 61 4101-8158 | 9 9346-8734

Sobre a INOVA GESTÃO consultoria, comunicação e treinamentos é uma startup focada no desenvolvimento de soluções de gestão em nove áreas de atuação sendo elas: Comunicação, Condomínios, Conflitos, Jurídica, Pessoas, Projetos, Empresarial, Financeira e Imobiliária, tendo como diferencial a excelência nos nossos serviços.

Qual a importância de aprender um idioma na INOVA GESTÃO?

O Brasil é um país gigante, o quinto maior em dimensão, de norte a sul a língua que falamos é a mesma, apesar das diferenças de sotaque, ou...